Fluxo de caixa – Uma ferramenta indispensável para o empreendedor

Avatar porSergio Tavares

Fluxo de caixa – Uma ferramenta indispensável para o empreendedor

O controle financeiro é uma dificuldade comum nas empresas, principalmente nas que acabaram de iniciar suas operações. O fluxo de caixa é uma ferramenta que facilita bastante este controle, uma vez que permite ao seu gestor analisar todas as movimentações financeiras da empresa em um determinado período.

Isso é feito através do registro e controle de todas as entradas e saídas de recursos de uma empresa. Através da ferramenta de fluxo de caixa são listadas todas as contas a pagar e os valores a receber da empresa.

Os pagamentos e recebimentos realmente ocorridos à vista são lançados em um controle diário do Fluxo de Caixa. Já os pagamentos e recebimentos previstos a prazo deverão ser registrados em uma previsão de Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa é considerado uma ferramenta básica e indispensável ao empreendedor, pois fornece as informações necessárias para que ele tome as decisões mais acertadas para o seu negócio.

Ela permite, não só controlar as entradas e saídas de capital, mas, efetivamente, possibilita ao empreender que ele reconheça e tome medidas preventivas acerca de problemas de caixa.

Um bom fluxo de caixa possibilita que o administrador perceba, por exemplo, as áreas que estão sugando mais dinheiro do que deveriam, permitindo medidas que diminuam custos e aumente o lucro da empresa.

Além disso, a ferramenta de fluxo de caixa pode indicar os maus pagadores da empresa ou dar uma visão real dos problemas com vendas e receita.

Em uma empresa, o fluxo de caixa pode ser de três tipos: Fluxo Operacional – Controlam a entrada e saída dos itens relacionados à produção e venda de bens ou serviços, ou seja, evidencia todas as atividades operacionais da empresa;

Fluxo de Investimento – Controlam as compras (saída de caixa) e vendas (entrada de caixa) de ativos imobilizados (máquinas e equipamentos) e de investimentos de longo prazo (terrenos e edificações);

Fluxo de Financiamento – Controlam empréstimos e financiamentos de curto prazo, necessários para custear as operações da empresa ou sua expansão.

A grande utilidade do Fluxo de Caixa é permitir a identificação de excedente ou escassez de recursos no caixa, possibilitando ao profissional planejar melhor suas ações e gerar o melhor desempenho financeiro para a empresa.

Em uma empresa, o ideal é que o período de acompanhamento seja diário, mas para alguns empreendedores que utilizam o sistema exclusivamente como instrumento gerencial podem usar a ferramenta através de acompanhamento em períodos maiores – semanais ou mensais – dependendo da liquidez de suas atividades operacionais.

Períodos menores permitem maior eficiência nos investimentos, no que diz respeito à aplicação financeira dos saldos positivos, mas em compensação, geram maior esforço e custo de acompanhamento.

Um fluxo de caixa bem feito é uma grande ferramenta para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros problemas que fazem parte da rotina dos empreendedores.

Ele possibilita ao gestor analisar vários indicadores importantes do seu negócio, tais como: • avaliar se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados; • calcular os momentos ideais para reposição de estoque ou materiais de consumo, considerando os prazos de pagamento e a disponibilidade de caixa; • verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços; • verificar se é o ou não possível conceder prazos de pagamentos aos clientes; • verificar se é ou não possível pagar à vista os fornecedores, para aproveitar alguma promoção; • Certificar-se da necessidade ou não de obter um empréstimo de capital de giro e antecipar-se quanto às decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.

Saber antecipadamente quanto vai sobrar de recursos e quando este dinheiro estará disponível, permite ao empreendedor escolher as melhores aplicações financeiras e selecionar o momento ideal para usar este dinheiro, com as condições financeiras mais vantajosas para empresa.

Sobre o Autor

Avatar

Sergio Tavares administrator

Sérgio Soriano Tavares, fundador da STavares Consultoria atua há mais de 15 anos no mercado, trabalhou em grandes empresas nos ramos de auditoria, tecnologia, construção civil, saúde e turismo como financial manager, business management controller, head of finance e auditor.

Deixe uma resposta

× .