Um assunto bastante falado nos últimos anos é o tal do Bitcoin. Você já ouviu falar a respeito? Conhece esta forma de investimento?
Para quem não conhece, o Bitcoin é uma criptomoeda, ou seja, é uma moeda digital que atua como uma forma de dinheiro eletrônico e pode ser usada como meio de pagamento de uma forma completamente inovadora.
O Bitcoin foi criado em 2008 e em 3 de janeiro de 2009 o sistema foi colocado no ar pela primeira vez, logo após a grande crise econômica de 2008. A intenção na época foi criar um dinheiro que não dependesse dos Bancos.
Como faço para obter Bitcoins? Existem três formas para se obter Bitcoins: comprar, receber e minerar. Vou explicar o conceito de cada uma delas:
Comprar: Basta se cadastrar nos sites legalizados do mercado de Bitcoins enviar Reais via transferência bancária ou depósito e compra-los.
Receber: Milhares de pessoas e estabelecimentos de todo o mundo já aceitam Bitcoins como forma de pagamento, já que ela é barata, rápida e segura.
Minerar: Consiste em disponibilizar computadores para manter ativa a rede que controla a moeda e ser remunerado com Bitcoins. O principal objetivo da mineração é manter o funcionamento da estrutura descentralizada da moeda, o Blockchain.
É possível transferir Bitcoins de uma pessoa para outra de forma anônima. Isso pode ser feito através de endereços que podem ser criados para uma transação específica. A rede de Bitcoins, o Blockchain, é a responsável por registrar e executar a transação de maneira segura e descentralizada.
O detentor de Bitcoins pode guardá-las, esperando uma valorização da moeda no mercado para revender, de forma similar ao que é feito no mercado de ações (Bolsa de valores), como também pode gastá-la, uma vez que milhares de empresas e pessoas aceitam Bitcoins como forma de pagamento.
O Bitcoin é uma nova forma de investimento que surgiu na última década e possibilita ao investidor ganhar com a valorização da moeda. Mas um fato que vêm preocupado muito os investidores é a grande volatilidade deste investimento, que é fruto da grande especulação que o Bitcoin provoca no mercado financeiro.
Muitos acreditam que a moeda eletrônica vai vingar no futuro, outros acham que é um fenômeno passageiro e que não será aprovado pelos órgãos reguladores do mercado financeiro, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Brasil e a SEC (Security Exchange Comission) nos EUA.
Investidores já ganharam muito dinheiro com o Bitcoin, principalmente nos primeiros anos de lançamento da moeda no mercado. A novidade despertou o interesse de muitas pessoas e contribuiu para a rápida e grande valorização do Bitcoin.
Entretanto, nos últimos anos a moeda tem se desvalorizado progressivamente e muitos investidores tem perdido bastante dinheiro. O motivo desta perda se deve ao fato de muitas pessoas terem aversão ao risco e optarem pela venda da moeda no momento que percebem que ela está se desvalorizando.
É importante dizer que o Bitcoin é um investimento muito volátil e de longo prazo. A dica para quem quer investir nesta modalidade de investimento é estudar bastante o mercado, ler todas as notícias relacionadas a este segmento e caso haja interesse de investir, que seja feito um planejamento de longo prazo, pois a alta e a baixa da cotação do Bitcoin continuarão oscilando muito no curto prazo.
O Bitcoin não é mais uma opção de ganho expressivo no curto prazo. É uma aposta de rentabilidade expressiva no longo prazo, mas é preciso ter paciência, saber lidar com o risco da operação e criar uma estratégia de longo prazo, além de limitar o valor de aplicação em um percentual do patrimônio que não comprometa o pagamento dos custos e despesas fixos.
Sobre o Autor