Entenda o Bitcoin

Avatar porSergio Tavares

Entenda o Bitcoin

Um assunto bastante falado nos últimos anos é o tal do Bitcoin. Você já ouviu falar a respeito? Conhece esta forma de investimento?

Para quem não conhece, o Bitcoin é uma criptomoeda, ou seja, é uma moeda digital que atua como uma forma de dinheiro eletrônico e pode ser usada como meio de pagamento de uma forma completamente inovadora.

O Bitcoin foi criado em 2008 e em 3 de janeiro de 2009 o sistema foi colocado no ar pela primeira vez, logo após a grande crise econômica de 2008. A intenção na época foi criar um dinheiro que não dependesse dos Bancos.

Como faço para obter Bitcoins? Existem três formas para se obter Bitcoins: comprar, receber e minerar. Vou explicar o conceito de cada uma delas:

Comprar: Basta se cadastrar nos sites legalizados do mercado de Bitcoins enviar Reais via transferência bancária ou depósito e compra-los.

Receber: Milhares de pessoas e estabelecimentos de todo o mundo já aceitam Bitcoins como forma de pagamento, já que ela é barata, rápida e segura.

Minerar: Consiste em disponibilizar computadores para manter ativa a rede que controla a moeda e ser remunerado com Bitcoins. O principal objetivo da mineração é manter o funcionamento da estrutura descentralizada da moeda, o Blockchain.

É possível transferir Bitcoins de uma pessoa para outra de forma anônima. Isso pode ser feito através de endereços que podem ser criados para uma transação específica. A rede de Bitcoins, o Blockchain, é a responsável por registrar e executar a transação de maneira segura e descentralizada.

O detentor de Bitcoins pode guardá-las, esperando uma valorização da moeda no mercado para revender, de forma similar ao que é feito no mercado de ações (Bolsa de valores), como também pode gastá-la, uma vez que milhares de empresas e pessoas aceitam Bitcoins como forma de pagamento.

O Bitcoin é uma nova forma de investimento que surgiu na última década e possibilita ao investidor ganhar com a valorização da moeda. Mas um fato que vêm preocupado muito os investidores é a grande volatilidade deste investimento, que é fruto da grande especulação que o Bitcoin provoca no mercado financeiro.

Muitos acreditam que a moeda eletrônica vai vingar no futuro, outros acham que é um fenômeno passageiro e que não será aprovado pelos órgãos reguladores do mercado financeiro, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Brasil e a SEC (Security Exchange Comission) nos EUA.

Investidores já ganharam muito dinheiro com o Bitcoin, principalmente nos primeiros anos de lançamento da moeda no mercado. A novidade despertou o interesse de muitas pessoas e contribuiu para a rápida e grande valorização do Bitcoin.

Entretanto, nos últimos anos a moeda tem se desvalorizado progressivamente e muitos investidores tem perdido bastante dinheiro. O motivo desta perda se deve ao fato de muitas pessoas terem aversão ao risco e optarem pela venda da moeda no momento que percebem que ela está se desvalorizando.

É importante dizer que o Bitcoin é um investimento muito volátil e de longo prazo. A dica para quem quer investir nesta modalidade de investimento é estudar bastante o mercado, ler todas as notícias relacionadas a este segmento e caso haja interesse de investir, que seja feito um planejamento de longo prazo, pois a alta e a baixa da cotação do Bitcoin continuarão oscilando muito no curto prazo.

O Bitcoin não é mais uma opção de ganho expressivo no curto prazo. É uma aposta de rentabilidade expressiva no longo prazo, mas é preciso ter paciência, saber lidar com o risco da operação e criar uma estratégia de longo prazo, além de limitar o valor de aplicação em um percentual do patrimônio que não comprometa o pagamento dos custos e despesas fixos.

Sobre o Autor

Avatar

Sergio Tavares administrator

Sérgio Soriano Tavares, fundador da STavares Consultoria atua há mais de 15 anos no mercado, trabalhou em grandes empresas nos ramos de auditoria, tecnologia, construção civil, saúde e turismo como financial manager, business management controller, head of finance e auditor.

Deixe uma resposta

× .