Finanças na era da tecnologia

Avatar porSergio Tavares

Finanças na era da tecnologia

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais atribuladas, sem tempo e com cada vez mais demandas para resolver no dia a dia.

As melhorias tecnológicas chegaram para ajudar a resolver este problema. E isso engloba o mundo das finanças.

Com a evolução das plataformas online dos Bancos e dos aplicativos de celular uma pessoa já pode fazer quase tudo sem precisar sair de casa: pagar contas, fazer transferências bancárias, investir, contratar empréstimos, resgatar milhas do cartão de crédito, entre outras funcionalidades.

Atualmente muitas pessoas só se dirigem aos Bancos para sacar dinheiro. Entretanto, com o maior engajamento de pessoas no que diz respeito ao uso dos cartões de crédito e débito e com a evolução dos cartões virtuais e das criptomoedas as agências físicas podem se tornar dispensáveis num futuro próximo.

Uma outra vantagem que a evolução tecnológica trouxe para a área financeira foi gerar independência aos correntistas para que eles possam ter a opção de resolver os seus problemas e/ou fazer operações financeiras sem a necessidade de contato com o gerente da conta ou de um profissional da área de atendimento à clientes.

Essa mudança gera muito mais agilidade operacional e ao mesmo tempo instiga o cidadão a estudar mais sobre finanças para atuar da melhor forma quando cuida de suas operações financeiras.

Muitas pessoas só aplicam em títulos oferecidos pelos grandes Bancos comerciais e, na maioria das vezes, o fazem por sugestão do gerente responsável pela conta.

Quando elas começam a ser tornar independentes no mundo virtual e passam a conhecer outras formas de investimentos e outros produtos disponíveis no mercado elas passam a rentabilizar melhor os seus patrimônios, seja de forma autônoma, seja através do auxílio de um consultor financeiro.

Hoje em dia é possível, por exemplo, abrir uma conta em um grande Banco de investimento na comodidade da sua casa, sem precisar ir à uma agência para assinar documentos e passar por qualquer tipo de burocracia. Tudo pode ser feito online, desde a etapa do envio dos documentos pessoais digitalizados até o cadastro da assinatura eletrônica que é necessária para validar o processo de abertura de conta.

O cliente vira um correntista e passa a ter o poder de aplicar os seus recursos em qualquer produto que esteja disponível quando ele acessa a sua conta. A ajuda de um especialista é possível, mas o cliente só utiliza se quiser.

A tecnologia chegou mesmo para facilitar a vida de todos nós. Até no mundo das finanças.

Sobre o Autor

Avatar

Sergio Tavares administrator

Sérgio Soriano Tavares, fundador da STavares Consultoria atua há mais de 15 anos no mercado, trabalhou em grandes empresas nos ramos de auditoria, tecnologia, construção civil, saúde e turismo como financial manager, business management controller, head of finance e auditor.

Deixe uma resposta

× .