O que é e como funciona uma Assessoria de Investimentos

porSérgio Tavares

O que é e como funciona uma Assessoria de Investimentos

A assessoria de investimentos é um serviço personalizado de recomendação de investimentos para investidores com pouco experiência no mercado financeiro. Este serviço funciona como uma alternativa aos serviços prestados por grandes bancos ou corretoras tradicionais por oferecer uma melhor experiência com um custo mais acessível.

Optar por este tipo de serviço garante uma série de vantagens ao investidor, entre elas maior segurança, flexibilidade e acesso a produtos financeiros de acordo com o perfil de risco.

Normalmente as pessoas que começam a investir procuram o gerente do Banco, recebem uma série de opções para investir e acabam aceitando, já que ele é um especialista no assunto.

Entretanto, é exatamente neste ponto que elas podem estar caindo em uma grande cilada! Como saber se realmente aquela recomendação é a melhor? Você confia o suficiente no seu gerente ou na instituição bancária que ele representa?

Como saber se existem melhores opções de investimentos? Caso você tivesse acesso a outros produtos teria a tranquilidade para aplicar o seu dinheiro em algo que você não conhece?

Estas são algumas questões pontuais que você pode se fazer, já que quando se trata do nosso dinheiro, todo cuidado é pouco.

Por isso, o caminho mais fácil é sempre ir na direção dos grandes Bancos, que passam a imagem de estabilidade e segurança. O principal problema em seguir desta forma é que estas instituições costumam cobrar altas taxas de seus clientes, e nem sempre de forma clara.

Uma diferença fundamental entre os serviços prestados por uma assessoria de investimentos e investir por meio de um banco se chama conflito de interesses. Enquanto as instituições financeiras visam captar cada vez mais clientes, muitas vezes motivados por metas ou comissões, a assessoria de investimentos protege os investidores do possível conflito de interesses que possa existir, pois a recomendação é totalmente isenta de comissões ou metas.

A recomendação de investimentos feita pelos grandes Bancos é limitada porque ele só vai oferecer produtos emitidos por eles. Nem sempre há a preocupação com a rentabilidade dos investimentos oferecidos e principalmente se o produto é o mais recomendado para o perfil e necessidade do investidor.

É exatamente desta forma que se dá o conflito de interesses. A assessoria de investimentos segue o caminho exatamente oposto.

O assessor de investimentos é um especialista no assunto e vai buscar os melhores ativos financeiros localizados em diversos Bancos, corretoras e outras instituições. Em seguida ele vai lhe orientar sobre as melhores opções para você aplicar o seu dinheiro, tudo isso com segurança, facilidade, poder de escolha e tratamento totalmente personalizado e diferenciado.

Sobre o Autor

Sérgio Tavares administrator

Sérgio Soriano Tavares, fundador da STavares Consultoria atua há mais de 15 anos no mercado, trabalhou em grandes empresas nos ramos de auditoria, tecnologia, construção civil, saúde e turismo como financial manager, business management controller, head of finance e auditor.

Deixe uma resposta